Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sexta, 19 de agosto de 2022
MENU

Política

DITADURA disfarçada de Democracia! Daniel Ortega assume quarto mandato na Nicarágua

Todos seus candidatos oponentes foram presos por ordem do próprio Ortega

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Vários países latino-americanos, por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), ignoram a legitimidade das eleições e exigem a libertação dos oponentes presos.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, assumiu nesta segunda-feira (10) o quarto mandato consecutivo ao lado de sua esposa Rosario Murillo, como vice-presidente, em meio a sanções e pressões dos Estados Unidos e da União Europeia, mas com o apoio da China e da Rússia.

Ortega, de 76 anos, presta juramento perante o Parlamento em uma cerimônia na Plaza de la Revolución, no antigo centro de Manágua.

O evento foi transmitido em rede nacional, mas os detalhes não foram divulgados.

A posse do ex-guerrilheiro sandinista terá como pano de fundo as sanções aplicadas pelos Estados Unidos e UE a familiares, amigos próximos, funcionários e algumas entidades como a Polícia e o Ministério Público, por corrupção e violação de direitos humanos.

Washington e Bruxelas consideram que as eleições de 7 de novembro, nas quais Ortega foi reeleito com os principais adversários presos ou no exílio, não foram "democráticas".

Vários países latino-americanos, por meio da Organização dos Estados Americanos (OEA), também ignoraram a legitimidade das eleições e exigiram a libertação dos oponentes presos.

As ações da comunidade internacional foram descritas pelo governante sandinista como "agressões" contra seu país.

Ele também acusou os Estados Unidos e a UE de "ingerência" e "desrespeito à soberania" e pediu em novembro o início do processo de retirada do país da OEA.

LEIA MAIS EM G1.COM

Fonte/Créditos: Redação com informações do G1

Créditos (Imagem de capa): Foto: Presidência da Nicarágua/Cesar Perez/Handout via Reuters

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!