Apenas nove municípios paranaenses aplicaram todas as primeiras doses enviadas pelo Governo do Estado até esta quarta-feira. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 22 cidades utilizaram mais de 90% das primeiras doses e 98 mais de 80%, enquanto 38 municípios ainda não aplicaram nem a metade do que foi entregue.
A média no Paraná é de pouco mais de 70%. Já foram enviadas ao Estado mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, mas parte do estoque ainda está reservada no Cemepar, Centro de Medicamentos do Paraná, para a segunda aplicação.
Os que aplicaram 100% são Tamarana, Diamante do Norte, Diamante D'Oeste, Jardim Olinda, Nova Santa Bárbara, Porto Rico, Santa Tereza do Oeste, Siqueira Campos e Cascavel. Na segunda categoria, com mais de 90%, o mais populoso é Foz do Iguaçu. Maringá, Umuarama, Curitiba, Pinhais, Campo Largo, Apucarana, Pato Branco, Toledo, Telêmaco Borba, Cambé e Laranjeiras do Sul aplicaram entre 80% e 90%. Outros 32 municípios usaram entre 50% e 60% do que receberam, 72 entre 60% e 70% e 128 entre 70% e 80%. Entre os 38 que estão abaixo de 50%, Palmital é o que tem o ritmo mais lento, com 13,3%, seguido de Ouro Verde do Oeste, com 19,9%, e Perobal, com 20%. Mandaguari, Nova América da Colina, Nossa Senhora das Graças, Doutor Ulysses e Diamante do Sul são outros municípios que integram essa lista. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destaca que a vacinação precisa ganhar ritmo mais veloz nos municípios para acompanhar o aumento da distribuição de imunizantes nos próximos meses.
Beto Preto destacou que o Estado tem mantido um sistema de distribuição com aeronaves e caminhões que faz com que as doses cheguem nas cidades em menos de um dia, e também tem tentado agilizar a compra de vacinas. Ele ainda lembrou que a imunização diminui muito as formas graves da doença e é a única solução nesse momento. Em relação à segunda dose, apenas seis municípios conseguiram completar mais de 50% da vacinação dentro dos grupos prioritários: Campina Grande do Sul, Tamarana e Alvorada do Sul ultrapassam os 70%.
Manoel Ribas e Diamante D'Oeste já atingiram mais de 60%, e Mangueirinha 53%. Outros 58 municípios aplicaram entre 30% e 50% e 323 entre 1,1% e 29%. Doze municípios ainda não começaram a aplicar a segunda dose: Palmital, Ouro Verde do Oeste, Perobal, Mandaguari, Nova América da Colina, Doutor Ulysses, Guaratuba, Prudentópolis, Prado Ferreira, Iguaraçu, Tunas do Paraná e Miraselva.
Em relação aos municípios que aplicaram mais doses em números absolutos, apenas Cascavel aplicou 100% da primeira dose. Em seguida vem Foz do Iguaçu, com 90%, e Maringá com 89%. Umuarama, Curitiba e Toledo também já ultrapassam a faixa dos 80%. Ponta Grossa, Londrina e Guarapuava passam dos 70%. Esses municípios não ultrapassaram 36% de aplicação da segunda dose. Outras informações sobre a vacinação contra a Covid-19 no Paraná podem ser conferidas em coronavirus.pr.gov.br.