Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sabado, 20 de Julho de 2024

Saúde

Prefeitura de Maringá realiza mil procedimentos em novo mutirão de consultas e exames neste sábado, 7

Os atendimentos foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde e os pacientes foram comunicados

Portal Paraná Urgente
Por Portal Paraná Urgente
Prefeitura de Maringá realiza mil procedimentos em novo mutirão de consultas e exames neste sábado, 7
Arquivo / PMM
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Os mutirões de exames e consultas da Prefeitura de Maringá têm garantido agilidade aos atendimentos na área da saúde. Em três edições, nos meses de julho, agosto e setembro, foram mais de 2.300 pacientes atendidos, além de 75 mil procedimentos agendados nos três meses. Neste sábado, 7, ocorrerá mais um mutirão e o município realizará em apenas um único dia mil procedimentos, entre sete tipos de exames, consultas em nove especialidades e avaliações cirúrgicas. 
 
Durante o dia, serão realizadas consultas de neurologia, reumatologia, endocrinologia, dermatologia, urologia, vascular, cirurgia pediátrica, otorrino, e cirurgia geral com avaliação para postectomia. Também haverá exames de eletrocardiograma, endoscopia, ultrassom, raio-x, ressonância, densitometria e cintilografia. Apenas neste dia, serão 200 ultrassonografias e 100 radiografias. 

Leia Também:

 
Os atendimentos foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde e os pacientes foram comunicados. Os procedimentos serão realizados no Hospital Municipal e nos prestadores conveniados contratados pela Prefeitura.
 
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o mutirão faz parte de uma série de investimentos do município para ampliar o número de consultas, exames e cirurgias. Ele lembra que houve ampliação da capacidade do Hospital Municipal em 35% para realização de cirurgias, além de implantação de clínico geral para atendimento espontâneo nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir mais agilidade. 
 
A Prefeitura de Maringá também ampliou as equipes das unidades de saúde e fortaleceu a rede de prestadores SUS. O município investiu R$ 2,5 milhões para ampliar o número de procedimentos realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep). “São diversos investimentos, incluindo reorganização de fluxos de atendimento e contratação de profissionais, para garantir ainda mais agilidade no atendimento dos pacientes”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 
 
Plantão noturno - Para facilitar o contato com os pacientes, o município também criou um plantão de ligação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, até às 21h, para comunicar os pacientes sobre liberação de consultas e exames. 
 
A Prefeitura de Maringá conscientiza a comunidade para redução de faltas em procedimentos agendados, o chamado absenteísmo. Pelo menos um em cada 20 pacientes não comparece aos exames e consultas, o que impacta na rotina de atendimento, já que outra pessoa poderia ser atendida no lugar. A Secretaria de Saúde orienta que, caso não possa comparecer ao atendimento, o paciente deve avisar a UBS de referência ou sinalizar no momento em que for comunicado sobre o agendamento.
FONTE/CRÉDITOS: Murillo Saldanha / PMM
Comentários:
Portal Paraná Urgente

Publicado por:

Portal Paraná Urgente

Paraná Urgente é um portal de notícias e informações do estado do Paraná, do Brasil e do Mundo. O site informa sobre as principais e últimas notícias e sobre o estado.

Saiba Mais
Paraná

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!