Portal de Notícias do Estado do Paraná

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
Governo do Paraná
Governo do Paraná

Ciência & Tecnologia

Agência europeia diz que há uma ligação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos

AstraZeneca já disse anteriormente que seus estudos não apontaram um risco maior de coágulos por causa da vacina.

Camila Sanches Silva
Por Camila Sanches Silva
Agência europeia diz que há uma ligação entre vacina da AstraZeneca e coágulos sanguíneos
REUTERS/Dado Ruvic
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

ROMA (Reuters) - Existe um elo entre a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e coágulos sanguíneos cerebrais muito raros, mas as causas possíveis ainda são desconhecidas, disse uma autoridade de alto escalão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) em uma entrevista publicada nesta terça-feira.

“Em minha opinião, agora podemos dizê-lo, está claro que existe uma associação com a vacina. Entretanto, ainda não sabemos o que causa esta reação”, disse Marco Cavaleri, presidente da equipe de avaliação de vacinas da EMA, ao diário italiano Il Messaggero quando indagado sobre a possível relação entre o imunizante da AstraZeneca e casos de coágulos sanguíneos cerebrais.

Cavaleri acrescentou que a EMA diria que existe um elo, mas que nesta semana a agência dificilmente estaria em posição de dar uma indicação em relação à idade dos indivíduos aos quais a vacina da AstraZeneca deveria ser administrada.

Ele não apresentou indícios para sustentar seus comentários.

A AstraZeneca não estava disponível de imediato para comentar, mas disse anteriormente que seus estudos não apontaram um risco maior de coágulos por causa da vacina.

A EMA tem insistido que os benefícios da vacina superam os riscos, e investiga 44 relatos de um problema de coagulação extremamente raro conhecido como trombose venosa cerebral (TVC) entre as 9,2 milhões de pessoas do Espaço Econômico Europeu que receberam a vacina da AstraZeneca.

A OMS também apoia o imunizante.

FONTE/CRÉDITOS: InfoMoney c/ informações de Reuters
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!