Portal de Notícias do Estado do Paraná

Sábado, 25 de junho de 2022
MENU

Cidades

Revitalizado, Parque Atuba agora passa por modernização do sistema de iluminação

A pista de caminhada margeia toda a extensão do parque. Melhor iluminado, o local ficou mais atrativo e seguro

Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Parque Atuba, no limite de Curitiba e Pinhais, está tendo o sistema de iluminação modernizado com a substituição das lâmpadas convencionais do entorno da pista de caminhada por 95 luminárias em tecnologia LED, mais sustentáveis e econômicas. A troca dos equipamentos teve início na segunda-feira (16/5), é coordenada pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas e completa a ampla revitalização feita pela Prefeitura no parque, um dos sete da Regional Boa Vista.

“Ao mesmo tempo que oferecem maior conforto visual, porque deixam o ambiente mais claro, as novas luminárias promovem economia de energia elétrica de cerca de 60%”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

A pista de caminhada margeia toda a extensão do parque. Melhor iluminado, o local ficou mais atrativo e seguro.

“Temos trabalhado para modernizar todo o sistema de iluminação da cidade e para tornar locais mais seguros em diversos bairros, como está acontecendo no Parque Atuba. A programação dos serviços é direcionada pela população, que apresenta à Prefeitura o que considera as prioridades locais”, diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros.

Observar as equipes substituindo os equipamentos deixou satisfeito o professor Lucas Eduardo Farias Martins, frequentador assíduo do parque. Nas tardes de folga e nos fins de semana, o parque é espaço de diversão para ele e a filha Ana Luiza, de 4 anos. À noite, Lucas usa a pista de caminhada para manter o condicionamento físico.

“O parque já tinha ficado excelente com as melhorias feitas no parquinho e nas áreas de lazer, mas com nova iluminação ficará ainda melhor, vamos poder aproveitar nos fins de tarde para praticar exercícios com mais segurança”, disse Martins.

Parque renovado

Além da iluminação, a população do Atuba ganhou um parque totalmente renovado. A revitalização teve início em 2020 e incluiu novas pistas de caminhada, ciclovias, parquinhos, kits de ginástica, áreas de estar e estacionamentos, além de um novo portal de entrada e renovação dos equipamentos existentes. O investimento para requalificar a área de 173 mil metros quadrados foi de aproximadamente R$1,6 milhão.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, lembra que as intervenções são parte de um grande trabalho de melhoria de manutenção e também de requalificação dos espaços urbanos da Prefeitura. 

“São os locais onde a cidade respira e as pessoas se encontram, por isso é tão importante devolvê-los aos curitibanos da forma como eles merecem”, disse.

Mudanças

Com a requalificação, o parque passou a contar com quatro setores - denominados alamedas. A principal - com paisagismo, áreas de estar e um portal; a esportiva, onde se concentram as quadras para a prática de vôlei e futebol, equipamentos de ginástica e parquinho; e as duas alamedas menores, que dão acesso às churrasqueiras, a uma nova quadra poliesportiva e um novo parquinho. 

As alamedas, assim como os equipamentos que as compõem, são ligadas por vários caminhos, entre eles os revitalizados (cerca de 5 mil metros quadrados) e os novos caminhos propostos (cerca de 3 mil metros quadrados), além de outros serviços previstos, como drenagem, sinalização, paisagismo, colocação de bancos, lixeiras, gradis e plantio de árvores.

Com a revitalização do parque, foi criada, ainda, uma área chamada Vila da Madeira, que visa conservar elementos da arquitetura de madeira típica de Curitiba. A vila leva o nome de Milna Leone, homenagem à  arquiteta do Ippuc que participou de sua concepção. 

As melhorias agradaram o ex-motorista de aplicativo Rafael Calixto, que usufrui da estrutura do parque para o lazer em família.

"É muito bom ter um parque como esse, bem cuidado, que oferece possibilidades de entretenimento e de contato com a natureza. A melhoria da iluminação é mais uma coisa boa feita aqui", disse Calixto, pai do Arthur, de 3 anos, que adora brincar no parque. 

O local, que comemorou 18 anos de implantação no dia 24 de março, foi inicialmente concebido para proteger as margens do rio Atuba, a fauna e a flora locais.

Fonte/Créditos: Redação

Créditos (Imagem de capa): Reprodução _ Paraná Urgente

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!