Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Esportes

Seleção com exceções.

O mundo espera nos ver brilhar novamente.

Júlio Castro
Por Júlio Castro
Seleção com exceções.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um dia, ouvindo meu Pai conversando com um amigo, chamou minha atenção a frase daquele homem que só soube quem era e sua relevância dentro do esporte, que aos nove anos já era apaixonado e dominava minhas atenções. Adolpho Milman, o Russo, um argentino naturalizado brasileiro que jogou no Fluminense e, pasmem todos, jogou na Seleção Brasileira. Sim, um Hermano com a canarinho. Russo foi além, convidado por João Saldanha foi Supervisor Técnico da Seleção, demitido junto com Saldanha em 1970, num episódio obscuro e vergonhoso de interferência direta de um General, que estava Presidente, na escalação da Seleção.  Mas o que importa nesse momento foi a lição que ouvi daquele homem sobre a temeridade de ter no elenco um atleta de nível muito inferior aos demais, certamente situações que fogem ao controle do técnico, como lesões, suspensões e negociações, farão com que, em determinado momento este atleta entre em campo. Anos mais tarde, Evaristo de Macedo, sintetizou este pensamento, cunhando a famosa frase: "O problema de se ter jogador ruim no elenco é que um dia você vai precisar dele".  Com o devido respeito ao homem e certo de que ele está longe de ser um jogador ruim, ao contrário o considero um dos melhores zagueiros “brasileiros” atuando no Brasil, que mesmo assim está degraus abaixo para ser titular da Seleção Brasileira. Fabricio Bruno é hoje o mais recente retrato das trágicas convocações cercadas de interesses, que nos roubaram a felicidade de torcer pela Seleção. No último amistoso ficou muito claro que ainda temos jogadores e camisa, suficientes para enfrentar qualquer desafio e ao mesmo tempo a certeza maior de que os negócios não podem superar as considerações esportivas, qualidades e valências técnicas e físicas, no momento de escolher o grupo que vai a Copa. Acertaram ao contratar um técnico de excelente nível, peça que estava faltando a muito tempo e que desnuda a verdade da falta deste profissional em nosso mercado, falta que supera a de centroavantes e de armadores talentosos e inteligentes. Agora acertem, se tem realmente a intenção de disputar e conquistar a Copa, retomando a hegemonia e regatando todo respeito que nosso futebol já teve, permitindo que o Italiano chame apenas aqueles que acredita, servirão ao time em qualquer momento que se façam necessários. Quem acompanhou o Brasileirão Sub20, sabe, não nos faltam excelentes jogadores. Se na última instância da base já é assim, imaginem o Técnico da Seleção poder, ao analisar todos os atletas brasileiros espalhados pelo mundo, convocar os melhores. 

 

Júlio Castro

Publicado por:

Júlio Castro

Júlio Castro

Saiba Mais
Prefeitura de Maringá

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Paraná Urgente no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar
Prefeitura de Maringá

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!