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Quinta-feira, 27 de Marco de 2025
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Empresa paranaense usa tecnologia para potencializar experiência do cliente

Central 2.0: tecnologia potencializa experiência do cliente e alavanca lucro em concessionária paranaense

Clécio Silva
Por Clécio Silva
Empresa paranaense usa tecnologia para potencializar experiência do cliente
Central 2 0 Divulgação
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Sistema da Honda Blokton reduz o tempo de espera ao telefone, elimina ligações perdidas e é responsável por até 20% do faturamento total da empresa
 
Muitas empresas no ramo de vendas têm por objetivo proporcionar uma excelente experiência ao cliente, incluindo um atendimento ágil por telefone e WhatsApp. Uma pesquisa da Zendesk mostra que 96% dos consumidores consideram que a resposta rápida a um pedido inicial é importante para decidirem de qual empresa comprar.

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Pensando nisso, algumas companhias recorrem ao auxílio da tecnologia para diminuir o tempo de espera em chamadas e conseguem chegar à marca de até 24% dos negócios fechados por meio de centrais de atendimento online.
 
Exemplo disso é a concessionária Honda Blokton. Há dois anos, a empresa implementou Central 2.0, um sistema que concentra o atendimento de clientes em busca de peças e serviços, bem como de agendamento nas oficinas de toda a rede. Com o serviço, a venda de produtos passou a ser concluída durante o próprio telefonema, eliminando a necessidade de utilizar vendedores alocados nas lojas físicas.
 
No acumulado de 2023, os negócios feitos pela Central 2.0 representaram 15% do faturamento total da marca, que opera no setor de veículos duas rodas no estado do Paraná. Considerando somente Curitiba, o índice sobe para 20% e esse percentual pode ser ainda maior, de acordo com Márcio José Surugi, gerente-geral de Pós-Venda da Blokton.
 
"Com o sistema, o processo se torna mais ágil e eficiente. Em setembro, por exemplo, a participação do atendimento centralizado nas lojas da capital paranaense significou de 22% a 24% das vendas", afirma o especialista.
 
No interior do estado, os números também são representativos. Em Londrina, 17% das vendas foram feitas por meio desse sistema, já em Cascavel e Maringá houve uma taxa de 12% e 10%, respectivamente.
 
Cerca de 6 mil ligações por mês
 
A equipe de consultores especializados recebe cerca de 6 mil ligações por mês. São chamadas que seriam atendidas nas unidades do grupo nas regionais de Curitiba, Londrina, Maringá, Paranavaí e Cascavel, mas que passaram para a Central 2.0, posicionada na matriz da empresa, em Curitiba.
 
Antes da novidade entrar em operação, em agosto de 2021, cerca de 15% das ligações acabavam se perdendo porque os consultores não conseguiam atender devido à presença do cliente na loja.
 
Atualmente, a taxa já está em 3%. E, mesmo assim, a chamada perdida é retornada logo em seguida pela equipe a partir do número que ficou registrado no sistema. Assim, todo o cliente é atendido.
 
"O tempo de espera caiu pela metade, de 30 segundos para 15 segundos. No entanto, na maioria das vezes ele é atendido imediatamente", garante Surugi. O gerente-geral informa ainda que a aquisição de motocicleta e de consórcio têm opções específicas no menu da gravação telefônica para o atendimento direto pela loja.
 
Melhoria do atendimento dos consultores
 
A iniciativa pioneira no setor de duas rodas no Paraná melhorou não só o nível de satisfação do cliente, como o de produtividade dos consultores no atendimento presencial. O vendedor da loja deixou de se preocupar com o telefone tocando. Já o atendente da Central 2.0 dedica-se exclusivamente à pessoa que está do outro lado da linha.
 
Outra vantagem apontada pelo gerente-geral é a redução significativa do barulho no ambiente da loja. Hoje os telefones não tocam a todo instante, como antigamente. E quando tocam, são atendidos de maneira mais rápida.
FONTE/CRÉDITOS: Central 2 0 Divulgação
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Clécio Silva

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Clécio Silva

Clécio Silva, Brasileiro, casado, cristão. Residente em Maringá há 31 anos, também reside na cidade Marialva Pr., onde é proprietário do JORNAL DE MARIALVA, está na área de comunicação há 28 anos.

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