O ministro André Mendonça, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro membro da Corte a se pronunciar publicamente nesta quarta-feira (29) após a decisão do Senado de não aprovar a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para uma cadeira no STF.
Em uma publicação em suas redes sociais, Mendonça expressou respeito pela decisão senatorial, mas ressaltou que o país desperdiçou a chance de contar com um ministro de grande calibre.
“Respeito a decisão do Senado, mas não posso deixar de expressar meu ponto de vista. O Brasil perdeu a oportunidade de ter um ministro de grande valor no Supremo. Messias é um homem de caráter, íntegro e que atende a todos os requisitos constitucionais para exercer a função de ministro do STF”, afirmou.
O ministro, que também é pastor presbiteriano, utilizou uma citação bíblica para homenagear Messias.
“Um amigo verdadeiro não está presente apenas nas celebrações. Ele se faz presente nos momentos de adversidade. Messias, siga adiante com a cabeça erguida. Você lutou bravamente! Que Deus o abençoe! Que Deus abençoe o nosso Brasil!”, concluiu.
No final da tarde, o plenário do Senado Federal negou a nomeação proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Messias ocupasse a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
Comentários